quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PPP da Escola Américo Lima


Dedicamos este trabalho a todo corpo Técnico – Administrativo e Pedagógico da escola pelo empenho e dedicação concernentes a elaboração deste documento, bem como ao desempenho de suas funções dentro da instituição escolar. 
COLABORADORES DO PROJETO
Denílson Pereira Pinto
Jean Michel de Souza Costa
Jorge da Silva de Souza
Keila Juçara Pereira Pinto
Laudecir Azevedo Pereira
Lélia Silva de Souza
Maria Elizabete de Siqueira Pereira
Raimundo Almeida Cardoso Neto
Regenilce Lima da Silva
Risonaldo Leal Lima
Roberto Ribeiro Bastos Neto
Valdik Sena Rodrigues
Vanilce Rodrigues de Souza
SUMÁRIO
Apresentação...................................................................................................05
1.        Identificação da Escola...........................................................................06
1.1         Estrutura Física.....................................................................................06
1.2         Funcionamento da Escola.....................................................................06
1.2.1             Corpo Docente.................................................................................06
1.2.2             Corpo Técnico Administrativo .........................................................07
1.2.3             Corpo de Apoio................................................................................07
1.3         Turnos de Funcionamento da Escola...................................................07
1.4         Clientela................................................................................................08
2.        Filosofia da Escola.................................................................................08
3.        Missão da Escola...................................................................................08
4.        Valores da Escola...................................................................................08
4.1         Ética......................................................................................................08
4.2         Igualdade..............................................................................................08
4.3         Criatividade...........................................................................................08
5.        Visão de Futuro da Escola.....................................................................09
6.        Justificativa.............................................................................................09
7.        Diagnóstico.............................................................................................10
8.        Referencial Teórico................................................................................11
9.        Metodologia............................................................................................12
10. Objetivos.....................................................................................................14
10.1      Geral.....................................................................................................14
10.2      Específicos............................................................................................15
11. Eixos Norteadores......................................................................................15
11.1      Eixo Cultural..........................................................................................15
11.2      Eixo Pedagógico...................................................................................15
11.3      Eixo Educacional...................................................................................16
12. Atividade da Escola....................................................................................17
13. Cronograma................................................................................................18
14. Metas..........................................................................................................19
15. Avaliação....................................................................................................19
15.1      Avaliação Discente................................................................................19
15.2      Avaliação Docente................................................................................20
15.3      Avaliação do Projeto.............................................................................20
15.4      Avaliação da Escola..............................................................................20
APRESENTAÇÃO
O Projeto Político Pedagógico é concebido como um documento teórico – metodológico construído pela comunidade escolar contendo todas as ações e metas que a escola pretende alcançar durante o ano letivo. Neste sentido, a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Dep. Américo Pereira Lima” em parceria com a Comunidade Escolar planeja todas as ações a serem desenvolvidas na escola, considerando as problemáticas contidas no contexto escolar com base no diagnóstico, priorizando todas as ações que contribuem para o sucesso do ensino aprendizagem dos alunos e ajustando outras a fim de estabelecermos metas que ela pretende alcançar durante o ano letivo com base nas análises de dados estatísticos do ano anterior, nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Planejamento anual da Escola.
Em fim, esperamos que essas propostas de atividades contidas neste projeto possam ser alcançadas com esforços e dedicação da coletividade.  
1.2         FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
Temos uma equipe gestora formados por 01 Diretor e 02 Vices- Diretores graduados em Licenciatura Plena em Pedagogia. 
1.2.1             CORPO DOCENTE
A equipe docente é composta de 19 professores, sendo:
·         04 professores de Língua Portuguesa;
·         03 professores de Matemática;
·         01 professor de Geografia;
·         01 professor de Historia;
·         02 professores de Língua Estrangeira – Inglês;
·         02 professores de Educação Artística;
·         02 professores de Estudos Amazônicos;
·         01 professor de Educação Religiosa;
·         01 professor de Biologia.
1.2.2 CORPO TÉCNICO PEDAGÓGICO
·         04 Técnicos em Educação

1.2.3 CORPO ADMINISTRATIVO
·         02 Auxiliar Administrativo;
·         01 Secretário;
1.2.4 CORPO DE APOIO
·         02 Vigia
·         04 Merendeiras
·         02 serventes

1.3         TURNOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
A   Escola funciona nos turnos: manhã, tarde.
1.4         NÍVEIS DE ENSINO
A Escola trabalha o nível de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries.
1.5 CLIENTELA
A Escola Estadual “Dep. Américo Pereira Lima!” é constituída por alunos na faixa etária de 11 a 18 anos de idade.
2.    FILOSOFIA DA ESCOLA
A filosofia da Escola “Dep. Américo Pereira Lima” está pautada na concepção progressista, dialógica, crítica e reflexiva de Paulo Freire, por acreditarmos que só por meio de uma pedagogia crítica e reflexiva, poderemos formar cidadãos competentes cognitivamente, críticos e partícipes de sua realidade social, cuja conduta prime pelo principio de igualdade e solidariedade humana, do respeito mútuo, da honestidade, do senso de justiça, da liberdade e responsabilidade.
Por meio desta concepção filosófica construiremos uma escola democrática e autônoma, possibilitando aos alunos uma educação de qualidade a fim de transformá-los em cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade cada vez melhor.
           
3.    MISSÃO DA ESCOLA
Nossa Escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo acesso e permanecia dos alunos, formando cidadãos críticos, reflexivos, participativos, éticos, dignos e autônomos capazes de agir na transformação da sociedade em que estão inseridos. A Escola pretende alcançar o sucesso e o domínio dos seus alunos através da socialização, cooperação, solidariedade, fraternidade, afetividade, interatividade, pois, acreditamos que esses elementos são fundamentais para a compreensão da sociedade e o país em que vivemos.
Através do trabalho coletivo, a instituição escolar valoriza o saber, estimulando o espírito de equipe. Sendo assim, facilitará a integração social. Portanto, a missão que pretendemos e transformar a escola que temos na escola que queremos.
4.    VALORES DA ESCOLA
4.1         ÉTICA: Desenvolver comportamentos de caráter ético e moral, orientando os alunos quanto aos valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, as relações humanas e a si própria. 

4.2 IGUALDADE: Respeito a diversidade cultural e as diferenças individuais no contexto escolar e a sala de aula. Tratamento aos educandos e aos colaboradores da escola com igualdade e respeito e aceitação as suas individualidades.

4.3 CRIATIVIDADE: Estimular a criatividade e as inovações individuais, valorizando as ações empreendedoras, criativas e flexível que favoreçam a construção de uma aprendizagem significativa.

5.    VISÃO DE FUTURO DA ESCOLA
Realizaremos nosso trabalho de maneira eficaz, segura e com senso de responsabilidade e seriedade, respeitando o educando e demais funcionários dando suporte as suas criatividades individuais, valorizando as ações empreendedoras, criativas e flexíveis no contexto escolar.

6.    JUSTIFICATIVA
A complexidade da escola pública é atualmente um dos maiores desafios para os educadores e educandos. Neste sentido, faz-se necessário que ela se estruture para buscar alternativas para desenvolver um trabalho administrativo, didático-pedagógico de qualidade envolvendo todos os segmentos da escola. Assim, o Projeto Político Pedagógico da escola deve contemplar todas as suas especificidades.
A educação do século XXI está centrada em quatro pilares: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Convier e Aprender a Ser. Com base nesses princípios pretende-se direcionar o processo ensino aprendizagem para a uma educação de qualidade onde todos os discentes possam desenvolver suas potencialidades e destrezas cognitivas, sócio-afetivas e psicomotoras a partir das quais passam a desenvolver diretrizes básicas para cada área do conhecimento particular. A ausência dessas destrezas limita as ações dos indivíduos, impedindo-os de prosseguir seus caminhos e também exercer direito a sua cidadania.
Assim, ao insistir numa escola que priorize a busca incessante do conhecimento sistemático e alternativas viáveis que darão suporte a sustentabilidade do trabalho administrativo e pedagógico é condição para desenvolvermos um projeto político pedagógico que norteará todas as ações planejadas pela escola durante o ano letivo.
Desse modo, pretendemos construir uma escola mais justa e democrática que garanta acesso aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em tempo hábil por meio da implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível Médio para que eles possam concluir a educação básica em consonância com a Resolução nº. 001 de 05 de janeiro de 2010.

7.    DIAGNÓSTICO
Na tentativa de compreendermos como funciona o contexto educacional da Escola Estadual “Dep. Américo Pereira Lima” e os caminhos percorridos pelos seus profissionais para desempenhar suas funções com qualidade de acordo com o planejamento curricular que a escola faz no inicio do ano letivo, faz-se necessário repensar nossas práticas administrativas, didático- pedagógicas de modo que os resultados sejam coerentes com as propostas do Projeto Político Pedagógico da Escola. Neste Sentido, percebemos que as problemáticas ainda permanecem no contexto escolar e que apenas reforçam a idéia de uma escola tradicional, burocrática e reprodutora de conteúdos desvinculados da realidade social.
Desse modo, o (re) planejamento de nossas ações não só favorecem o desenvolvimento cognitivo do aluno como também contribui para o aperfeiçoamento de nossas práticas administrativas e pedagógicas, numa constante reflexão entre prática e teoria e vice-versa, haja vista que a formação do individuo social transcorre os pilares da educação.
Diante dos fatos, percebe-se que a Escola Dep. Américo Pereira Lima precisa melhorar na sua postura frente aos problemas que ora mencionamos, porém, a cada ano busca alcançar metas que possam ser atingidos com o empenho da coletividade. O índice de evasão dos alunos nos turnos diurnos é altíssimo, em decorrência da demissão dos pais/responsáveis das empresas que prestam serviços a Alcoa/Omnia (empresa de extração de bauxita); outro fator preocupante é a ausência de alunos no turno noturno regular devido à procura dos jovens e adultos pela Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nível Fundamental o que deixa a escola sem clientela à noite.
Neste sentido, oferecer aos jovens e adultos, condições de permanência na escola é condição essencial para uma vida melhora digna e mais feliz. Assim, a implantação a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível Médio (1ª e 2ª Etapa) na escola é uma forma de repatriar aqueles que outrora pertenceram à escola e proporcionar-lhes condições para que eles possam concluir a educação básica nesta modalidade.
Assim, a escola deverá oferecer condições para que esses alunos possam concluir seus estudos e satisfazer suas necessidades de uma educação básica, promissora e democráticas e isso requer da escola, novas posturas frentes às questões que envolvem o fazer educativo com qualidade. Precisamos repensar a escola que temos e transformá-la na escola que queremos através da implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível Médio (1ª e 2ª Etapa) e da construção de seu Projeto Político Pedagógico numa ação conjunta que favoreça a construção de um ensino de qualidade e a formação de sujeitos críticos, reflexíveis e atuantes na transformação da sociedade em que estão inseridos.

8.    REFERENCIAL TEÓRICO

A Escola seguirá uma linha construtivista, por ser referencial explicativo que partindo da consideração social e socializadora de educação, integra contribuições diversas, cujo denominador comum é construído por um acordo interno dos princípios construtivista. Na concepção construtivista, o conhecimento não é estanque, ele é um processo continuo, pois, desenvolve o cognitivo, o sócio-afetivo e o psicomotor, além da preparação para o mercado de trabalho. É nesta visão que pretendemos direcionar o processo ensino aprendizagem para uma educação de qualidade, onde os educandos possam desenvolver suas potencialidades, habilidades e competências no campo científico, cultural e social.
O educador por sua vez, procurará dinamizar as ações educacionais e melhorar as interações professor-aluno ao objeto de conhecimento; portanto, embora saiba que a mudança ou a transformação poderá ocorrer em médio prazo, o professor é um detentor de conhecimento junto com o aluno e juntos são capazes de criar seus próprios métodos de ensinar-aprender.
Portanto, com base na concepção construtivista de ensino, almejamos uma escola menos burocrática, mais democrática, mais humanizada, politizada, alegre e comprometida com os interesses e necessidades de toda comunidade escolar, de modo que o aluno possa superar sua visão restrita de mundo, compreender a complexidade da realidade onde está inserido, aprimorar sua capacidade comunicativa e ampliar significativamente, sua inserção no espaço em que vive. Neste sentido, recorremos às sábias palavras do mestre “Paulo Freire” quando este afirma “ninguém motiva ninguém, ninguém se motiva sozinho, os homens se motivam em comunhão”. O educando certamente encontrará maior motivação para aprender a partir do momento em que o processo educacional leva em consideração as suas necessidades, interesses e afetividades, modo de ver, de viver a vida e de se expressar descartando todo tipo de discriminação e preconceito. Uma escola que não rejeita ou ignora a história, a política e a cultura dos agentes do processo educativo (professor-aluno) bem como da sociedade mais ampla, concebendo-os como conteúdo de aprendizagem, procurará integrá-los com intuito de separar a perspectiva departamental e setorizada do ensino, transcendendo os limites disciplinares e conceituais do conhecimento.
Sendo assim, é necessário que a escola priorize a busca continua de alternativas visíveis que venha dar sustentabilidade ao trabalho pedagógico. Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico passa a seu um instrumento norteador das atividades a serem desenvolvidas pela escola durante o ano letivo em processo.

9.    METODOLOGIA
As elaborações do PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO serão desenvolvidas em diferentes fases, tendo por princípios a discussões nos diferentes segmentos educacionais, a saber: gestores, professores, alunos, pais/ responsáveis, corpo de apoio e a sociedade em geral, buscando coletar propostas dos diferentes segmentos já mencionados para superação das necessidades e problemas educacionais, permeando pelo dialogo amistoso entre educador e educando, peças centrais do processo, dando uma formação crítica e democrática aos educandos que poderão vê e ouvir e expressar seus pontos de vistas.
1.    A escola promoverá discussões e debates sobre temas variados, levando os alunos a expressar-se adequadamente através de diferentes tipos de discursos, exercitando a oralidade, defendendo opiniões e refletindo sobre diferentes contextos, despertando o interesse pela leitura, levando-os a despertar e analisar o contexto social, por meio de: estudos dirigidos; leituras de jornais; produção individual ou em grupo; poemas, livros de contos e outros;
2.    Oportunizará momentos concretos de escrita e criação de diferentes tipos de textos com autonomia, como: redação; poesias; parodias e produção textual através da pesquisa;

3.    Estimular jogos e brincadeiras que desenvolvam as capacidades intelectuais, estabelecendo relações de troca de experiências, sensibilizando-os que podem ganhar ou perder, como: competições, jogos, entretenimentos e jogos matemáticos.

4.    Os jogos internos da escola serão desenvolvidos pelo professor de educação física, tendo acompanhamento dos demais educadores, no período de uma semana, com: competição entre as turmas e turnos da escola nas mais diferentes modalidades.

5.    As palestras serão ministradas por psicólogos, assistentes sociais, médicos, professores e técnicos educacionais da escola aos pais/ responsáveis e alunos sobre diversos temas, a saber: Drogas, DST/AIDS, Meio Ambiente, Saúde e Violência Urbana, Violência Familiar, Educação Sexual, etc...

6.    Seminários serão executados em sala de aula, assim como e estudo dirigido ministrados pelos professores.

7.    A produção escrita será individualmente e/ou grupo para facilitar o desempenho dos alunos.

8.    Exposição de vídeos com temas educacionais, como: Drogas, DST/AIDS, Meio Ambiente, Saúde e Violência Urbana, Violência Familiar, Educação Sexual, etc...como forma de educar para a vida.


9.    Exposição de trabalhos de todas as disciplinas no final do ano letivo como forma de incentivo aos alunos pelo empenho de seus trabalhos desenvolvidos na escola.
10. Encontro da família na escola para que haja mais contato entre pais    e professores durante o ano letivo.
11. O festival junino será um evento cultural e tradicional da escola.
12. Participação alusiva ao aniversario da escola e ao aniversario do município.
13. A arborização na área da escola como ato de amor pela escola e a natureza deve ser executado o plantio das arvores pelos alunos.
14. Reunião bimestral para discutirmos as dificuldades encontradas pelos professores e por soluções para as problemáticas.
15. Palestras sobre meio ambiente sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a escola.
16. Mutirão na escola para limpeza do quadro da escola envolvendo professores e alunos.
17. O trabalho da horta na escola por meio de projeto, assim como a horta escolar, a qual servirá para fortificar a merenda com mais ingrediente nutricionais.
18. Reuniões para avaliações do rendimento escolar de forma sistemática.
19. A educação para o transito por meio de palestras e movimentos pelas ruas.

10. OBJETIVOS:
10.1      GERAL
Proporcionar ao educando o acesso ao mundo do conhecimento e preparação para o mercado de trabalho, a fim de formá-los cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, responsáveis, críticos, tornando pessoas solidárias e humanizadas para o exercício da cidadania.

10.2 ESPECIFICOS
ü  Possibilitar a sistematização e a reflexão da prática pedagógica;
ü  Incentivar a prática desportiva, visando à descontração, formação de grupo, socialização e o meio de discipliná-los;
ü  Educar os alunos sobre sexo e as doenças sexualmente transmissíveis e a importância do preservativo;
ü  Demonstrar o perigo das drogas e os danos que causam no organismo dos adolescentes e os conflitos causados na família;
ü  Incentivar o educando a reconhecer as datas comemorativas e as memórias;
ü  Incentivar os alunos na realização dos trabalhos para exposição em todas das disciplinas;
ü  Garantir melhores conhecimentos teóricos e partir de seminários;
ü  Incentivar os alunos no estudo da arte, garantindo a criatividade e qualidade do artista;
ü  Oportunizar a grafite como arte na melhoria e incentivo ao talento;
ü  Incentivar os alunos a valorização da poesia e a música, por meio de recitais;
ü  Valorizar os Bens do Patrimônio da Escola;
ü  Orientar o aluno para que possam reconhecer os sinais de trânsito.

11. EIXOS NORTEADORES
11.1      EIXO CULTURAL
A escola como organização educacional, deverá conscientizar seus alunos sobre a valorização cultural de cada indivíduo pertencente ao contexto escolar, bem como, a valorização da História e Cultura Afro- Brasileira e indígena (Resolução nº 001/2010), o Meio Ambiente trabalhados como temas transversais de acordo com a Lei Federal nº. 10.639/2003, assim como, respeito à preservação dos patrimônios históricos e culturais da escola e do município. Para isso, cabe a mesma promover atividades socializadoras com todos os envolvidos no processo educativo. 
As atividades a serem realizadas serão as seguintes:
·         Promover concursos na escola para escolha do canto tribal, incentivando futuros compositores;
·         Organizar gincana cultural na escola com o intuito de resgatar brincadeiras culturais e esportivas em comemorações ao aniversario da escola e do município;
·         Realizar peças teatrais envolvendo todos os alunos, enfatizando as lendas e os mitos que fazem parte do folclore jurutiense;
·         Participação dos alunos na organização dos festejos da semana da Pátria

11.2      EIXO PEDAGÓGICO
A instituição escolar sendo responsável pelo processo de ensino aprendizagem dos alunos deverá desenvolver atividades que estejam vinculadas a realidade cotidiana dos mesmos. Para isso, executará as seguintes atividades:
·         Organizar grupos de alunos para fazerem levantamentos de preços de produtos industrializados nos supermercados da cidade, como forma de saber os preços das mercadorias que utilizamos no dia-a-dia;
·         Dividir grupos de alunos para fazer uma pesquisa na feira do produtor rural em Juruti a fim de conhecer determinados produtos e seus meios de produção;
·         Fazer pesquisa empírica sobre determinados temas, com a finalidade de produção textual.

11.3 EIXO EDUCACIONAL
No processo de ensino aprendizagem, o professor deverá propor soluções significativas que contribuem para a formação de valores morais, éticos e de caráter do aluno, levando-os a compreender que o exercício da cidadania requer cidadãos críticos, participativos, reflexivos e atuantes na sociedade em que vivem. Para obter tais resultados no decorrer de seu trabalho, realizará as seguintes atividades:
·         Fazer levantamento das formas artesanais de produção artística local;
·         Reescrever a historia de Juruti sobre outros pontos de vistas e citar como fontes, os narradores locais, os recortes de jornais, os livros consultados;
·         Fazer seleção de locais para o plantio de mudas de hortaliças, como formas de incentivar os alunos quanto a preservação ambiental;
·         Pinturas de painéis no muro da escola, com elementos da cultura local ou da vida da escola;
·         Debates com os alunos sobre temas diversos, levando em convidados para as palestras, como por exemplo: sexo, gravidez, adolescência, DST’s e outros;

12. ATIVIDADE DA ESCOLA
A escola muda quando se implantam processos continuados e integrados, mas não deve construir o ponto central. Quando a Escola consegue trabalhar de forma planejada, a longo prazo, ela acaba conseguindo um bom conceito junto à comunidade, atingindo assim, os propósitos mais desafiadores no que diz respeito à construção da identidade pessoal e profissional dos sujeitos.
Em virtude de uma melhor qualidade de ensino, apresentaremos no cronograma de atividades da escola algumas propostas de atividades curriculares que nortearão o trabalho do professor para o desenvolvimento do aluno através do processo ensino aprendizagem.
13. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
14. METAS

v  Envolver 90% dos professores nas reuniões pedagógicas para discutir, analisar e propor soluções para os problemas de ensino aprendizagem;
v  Envolver 100% os alunos nos jogos internos da escola;
v  Integrar os segmentos da escola em 80% nas atividades promovidas;
v  Promover palestras com os temas: Sexualidade, Drogas, Violência, Ética, Conflitos Familiares, DST’s que despertem a participação dos alunos, pais/responsáveis e corpo de técnico pedagógico em 90%;
v  Envolver 85% dos segmentos no processo educativo da escola nas datas comemorativas;
v  Realizar feiras de ciências com a participação de 90% dos alunos e professores na exposição dos trabalhos;
v  Promover o festival junino da escola com a participação de 100% dos alunos e professores;
v  Fazer a integração da família na escola por meio de oficinas profissionalizantes que envolvam 90% dos pais;
v  Promover a arborização da escola com a participação de 90% dos alunos;
v  Executar o projeto horta na escola com 100% dos alunos;
v  Promover mutirão na escola envolvendo 90% dos alunos e professores;
v  Executar os projetos planejados pela escola com a participação de 100% dos alunos;
v  Implantar aulas de reforços paralelas para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem;
v  Promover cursos de capacitação profissional com a participação de 90% dos funcionários;
v  Reunir 90% dos pais, alunos, professores e gestores para discutir problemas relacionados à educação;

15. AVALIAÇÃO
15.1      AVALIAÇÃO DISCENTE
A avaliação discente ocorrerá por meio das atividades desenvolvidas no decorrer do processo ensino aprendizagem como: trabalhos individuais e coletivos, testes, produção de textos escritos, análises de diferentes dados e abordagens, pesquisas e experiências. 
15.2      AVALIAÇÃO DOCENTE
A avaliação docente ocorrerá por meio de: reuniões pedagógicas bimestrais, entrevistas e acompanhamentos com sessões periódicas de orientações sobre o processo avaliativo; encontros com o corpo técnico para a avaliação sobre sua prática; momentos de reflexão para a auto-avaliação da prática pedagógica.
15.3      AVALIAÇÃO DO PROJETO
A avaliação do projeto ocorrerá por meio de discussões, análises e debates com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, para verificar se os resultados foram eficazes ou se precisam ser reforçados, alterados ou substituído por outros métodos. As avaliações ocorrerão semestralmente. 
15.4      AVALIAÇÃO DA ESCOLA
A Escola usará avaliação dialógica, pois, é uma avaliação que leva em consideração todos os pontos de vista dos envolvidos no processo educativo, principalmente quando se trata dos problemas educacionais; é um sistema de avaliação inovadora que deixa de ser um processo de cobrança para se transformar em mais um momento de aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor. É dentro desse cenário que a escola deve atuar. Impondo novos desafios para os educadores e educandos, valorizando assim, a autonomia, a ética e a diversidade cultural, onde o educando seja realmente o centro de todo o processo e, que futuramente seja reconhecido através de valores e com direitos na verticalização.

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